PROJETO DE APRENDIZAGEM ENTRE FRALDAS E LIVROS: FORMANDO FUTUROS LEITORES
TURMA: Berçário IB
PERÍODO: indeterminado
TEMA: Hora do conto para os bebes,
realizada pelos pais durante o final de semana com o auxílio de livros,
fantoches e varal literário, previamente selecionados pelas professoras e
enviados aos pais semanalmente.
PROFESSORA: Andréa Diana Heylmann
AUXILIARES DE DESENVOLVIMENTO
INFANTIL: Milena Jolie
e Leila Denise Schuk
JUSTIFICATIVA
Após
decorridos alguns meses desde que iniciamos as atividades na escola já tivemos
o tempo necessário para conhecer bem os nossos alunos, agora já adaptados à
rotina, aos colegas e adultos com os quais convivem diariamente. Esta
convivência diária oportunizou que identificássemos dentre as atividades
propostas aos alunos, algumas preferências do grupo em geral.
Diante
da observação em variados momentos do dia e de algumas atividades em especial,
pudemos constatar o quanto as crianças da nossa turma gostam de ouvir
histórias, sejam elas através de livros, fantoches ou varal literário. Durante
a hora do conto, os bebês reagem prestando atenção ao enredo, observando as
imagens, permanecendo sentados no tapete atentos à história em questão, enfim,
demonstrando interesse por esta atividade.
Também
no convívio com as famílias ao longo destes meses percebemos o quanto estas
gostam de participar ativamente das atividades dos filhos na escola,
demonstrando interesse em realizar as propostas sugeridas pelas professoras.
Com
base nestas observações, buscou-se desenvolver um projeto de aprendizagem que
contemplasse a contação de histórias na medida em que mantivesse a aproximação
entre a família e a escola, conquistada desde os primeiros dias de aula. Surgiu
então a proposta do projeto de aprendizagem “Entre fraldas e livros: Formando pequenos
leitores”, que consiste em enviar nos finais de semana, uma história
selecionada pelas professoras para que este seja contada pelos pais. As
histórias foram selecionadas levando em consideração a faixa etária dos bebês,
por isto atentamos ao enredo, linguagem, forma de apresentação (livro,
fantoche, varal literário) e tamanho, lembrando que o tempo de concentração dos
bebês é menor, portando as histórias não podem ser muito extensas . As imagens
também merecem uma atenção especial, pois devem ser preferencialmente grandes e
em menor quantidade.
O
nome do projeto será escolhido pelos pais e professoras através de uma votação.
OBJETIVO GERAL
Proporcionar
momentos de interação entre os pais e os bebês com livros de histórias e textos
informativos selecionados pelas professoras e enviados para casa nos finais de
semana, estimulando assim o hábito da leitura.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Aproximar
escola e família através de contações de histórias selecionadas pelas
professoras e enviadas para as casas dos alunos, bem como diversas atividades
solicitando a ajuda dos pais.
Desenvolver
o gosto e o prazer pela leitura compartilhada através de contações de histórias
em livros, fantoches e com o auxilio de outros recursos.
Estimular
nos pais o hábito da leitura por meio de sugestões de textos diversos enviados
nos finais de semana.
Registrar
as atividades realizadas ao longo do projeto em um portfólio.
Estimular
o trabalho em grupo através da criação e ilustração de uma história coletiva.
Ampliar
o desenvolvimento da linguagem oral.
Ampliar o universo cultural das
crianças e dos pais.
ATIVIDADES
Envio
semanal para a casa das crianças de uma história para que seja contada pelos
pais no final de semana. Além disso, também mandaremos outros textos
informativos direcionados aos pais, com assuntos do interesse deles, como
sugestão de leitura.
Realização
de registros periódicos a respeito das reações do filho durante a contação da
história.
Confecção
de um portfólio com revistas usadas, no qual colaremos os textos informativos,
e outras atividades realizadas pelos pais ou pelos bebes no decorrer do
projeto.
Criação
de uma história coletiva, iniciada pelas professoras e continuada pelos pais.
Cada semana uma família leva para casa uma folha em branco onde deverá escrever
em um parágrafo a continuação da história, tendo como base o parágrafo
desenvolvido pela família anterior. Ainda na folha deverão fazer a ilustração
com desenhos, colagens ou da maneira que preferirem.
Decorar
a sala de aula com livros e personagens a fim de torná-la um ambiente letrado e
ao mesmo tempo acolhedor.
Organizar
na sala de aula uma bebeteca, ou seja, uma espaço com almofadas e uma bacia de
plástico repleta de livros, revistas e outros portadores de texto para que as
crianças possam manusear livremente quando quiserem.
TEXTOS INFORMATIVOS
Limites
A
importância do brincar
Aquisição
da linguagem
Agressividade
na educação infantil
O portfólio
CULMINÂNCIA
A
culminância do projeto será apresentar a história em slides na entrega de
avaliações e em forma de TV Maluca, a ser exposta na entrada da escola.
Pastinhas decoradas pelos pais, dentro das quais enviamos os livros e textos informativos. Parabéns pelo empenho das famílias!
A seguir, algumas fotos das crianças
interagindo com livros e revistas:
BEBETECA...
O projeto ainda está incompleto, pois está em andamento. Assim que as atividades forem sendo realizadas, irei acrescentá-las ao blog. Também faltam as bibliografias dos textos informativos enviados aos pais mas assim que possível serão acrescentados.
ResponderExcluirEspero que estejam gostando!!!
As atividades referentes ao projeto estão sendo desenvolvidas com o apoio das auxiliares de desenvolvimento infantil Milena e Leila, sem as quais, nada disso seria possível. Deixo aqui o meu muito obrigada a elas!!!
ResponderExcluirProfessora Andrea Diana Gostei muito das fotos e do Projeto da Bebeteca, Adorei eles interagindo com os livros e revistas, muito significativo.
ResponderExcluirOi profe Déia!!! Maravilhoso o projeto, parabéns pelas atividades, fico muito feliz em saber da qualidade das educadoras que cuidam do meu filho....
ResponderExcluirAbração...
Margha
Obrigada Margha, é muito bom poder contar com o apoio dos pais, quem sai ganhando são os filhos!!!
Excluir