sexta-feira, 11 de outubro de 2013

PROJETO DE APRENDIZAGEM "NOSSA AMIGA MIROCA"

PROJETO DE APRENDIZAGEM NOSSA AMIGA MIROCA

TURMA: Berçário 2A

PERÍODO: indeterminado

TEMA: Uma minhoca de pano que será a mascote da turma, a qual as crianças levarão para casa a fim de cuidar dela como se fosse uma amiga.

PROFESSORA: Andréa Diana Heylmann
AUXILIARES DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL: Márcia e Simone 

JUSTIFICATIVA

Observamos que a turma no geral estava demonstrando comportamentos agressivos, reagindo com mordidas, empurrões e outras formas de agressão diante de qualquer desavença. Pensamos então em adotar um mascote da turma para a partir de então trabalhar questões de cuidado com o outro, respeito, boas maneiras, etc.
Tendo em vista que a turma é composta por a grande maioria de meninos pensamos em adotar um mascote da turma que fosse menina.  Inicialmente iríamos fazer uma boneca de pano, mas esta ideia não procedeu.
No entanto, a direção da escola solicitou que desenvolvêssemos um projeto de aprendizagem envolvendo a contação de histórias com o envolvimento das famílias e a promoção do letramento na educação infantil.
Para abranger a contação de histórias e o mascote da turma e em um só projeto, pensamos em trabalhar o livro “Festa na floresta”, que conta a história de uma minhoca que viaja para a floresta Atlântica para visitar a sua prima. Para tanto confeccionaremos uma minhoca de tecido que viajará para a casa de cada criança a fim de conhecer um pouco sobre a rotina de cada família e ser cuidada pelas crianças, em casa e na escola, desenvolvendo nelas a responsabilidade pelo outro. Junto à minhoca, enviaremos o livro para que os pais façam uma hora do conto aos filhos.
   
OBJETIVO GERAL

Promover o respeito e o senso de responsabilidade pelo outro, bem como a aproximação entre família e escola por meio de diversas atividades envolvendo os pais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Desenvolver o gosto e o prazer pela leitura compartilhada através de contações de histórias na escola e em casa.
Identificar alguns animais selvagens.
Conhecer a diferença entre animais selvagens e domésticos.
Envolver a família no processo de aprendizagem através da contação de uma história enviada para casa, bem como diversas atividades solicitando a ajuda dos pais.
Oportunizar que a criança adquira diversos conhecimentos a respeito da minhoca e seus hábitos de vida;
Descobrir semelhanças e diferenças entre o corpo humano e o corpo da minhoca, através de observações e comparações entre ambos.
Desenvolver a motricidade fina.


DESENVOLVIMENTO

Hora do conto com a história “Festa na floresta”.
Confecção de uma minhoca de pano para ser a mascote da turma que irá acompanhar as crianças nas atividades do dia na escola e também irá passear na casa de cada criança. Junto irá um caderno onde os pais deverão escrever como foi a experiência.
Hora do conto com o livro “Festa na floresta”, realizada pelas famílias.
Confecção de minhocas pelos pais usando meias usadas ou outros materiais. Na ocasião será feita uma festa, com música e dança.
Visita da prima da minhoca à turma (minhoca grande de tecido emprestada do berçário 1B).
Observação de minhocas de verdade trazidas pelas crianças.
Estudar sobre as minhocas, o que comem para que servem, onde morar, etc. Conversação: O que faz a minhoca? Onde ela mora? O que ela come? Descobrir o que a turma sabe a respeito das minhocas e partir daí para somar novos conhecimentos aos que já tem.
Fazer um minhocário e deixar na sala para observação.
Elaborar um livro coletivo com imagens e informações de minhocas, com a ajuda dos pais e professoras. O mesmo será feito em material que possa ser manuseado pelas crianças sem estragar.
Fazer minhocas com massa de modelar marrom.
Procurar minhocas pelo pátio da escola.
Pesquisar em livros, revistas, internet, trazer figuras sobre minhocas.
Confeccionar uma minhoca com massa de modelar.
Comparar o nosso corpo ao da minhoca.



CULMINÂNCIA

Exposição das minhocas confeccionadas pelos pais e do livro construído pelas professoras e famílias na entrada da escola.


A nossa amiga Miroca, junto com sua bolsa, a agenda e o livro Férias na Floresta, de Léia Cassol.


O livro Férias na Floresta conta a história da Miroca, uma minhoca que fica cansada e resolve tirar umas férias. Miroca viaja até a floresta amazônica para visitar a sua prima Gertrudes.   


Agenda na qual os pais registram como foi a visita da Miroca.






Miroca, a minhoca!!!

MIROCA BRINCANDO COM AS CRIANÇAS NO PÁTIO!!!








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Deixe aqui o seu comentário sobre o blog. Aceito sugestões e também críticas, afinal, sempre se pode aprender algo mais.