terça-feira, 2 de abril de 2013

Projeto de Aprendizagem Aprendendo com os 5 sentidos



PROJETO “APRENDENDO COM OS CINCO SENTIDOS”


JUSTIFICATIVA


Partindo das observações realizadas da turma, pude averiguar o quanto são curiosos e dispostos para fazerem novas descobertas. Percebendo os gostos da turma em geral, pensei em desenvolver com a mesma, o projeto em questão para podermos juntos descobrir através dos nossos sentidos, os diferentes cheiros, texturas, sabores, sons e outras possibilidades que temos a nossa volta. De acordo com o RCNEI, volIII:


Alguns materiais, em contato com o corpo da criança, podem proporcionar experiências significativas no que diz respeito à sensibilidade corporal. As características físicas de fluidez, textura, temperatura e plasticidade da terra, da areia e da água propiciam atividades sensíveis interessantes, como o banho de esguicho, construir castelos com areia, fazer bolo de lama etc. Outra sugestão é o uso de tecidos de diferentes texturas e pesos, ou materiais de temperaturas diferentes, em brincadeiras prazerosas como esconder sob um pano grosso; fazer cabanas; túneis e labirintos construídos com filó, etc. (p.31)



Com base na citação acima e por meio das experiências adquiridas ao longo dos anos de trabalho com a Educação Infantil, bem como os estudos realizados até então, concluo que a aprendizagem se dá através do olhar, do sentir, do experimentar. Assim sendo, proporcionarei às crianças, vários momentos em que através de brincadeiras e experiências práticas, poderão se descobrir e descobrir o mundo ao seu redor.

Visto que as crianças com as quais se desenvolverá este projeto de aprendizagem tem entre 1 ano e 6 meses até 2 anos e 6 meses de idade,as atividades planejadas terão um curto espaço de tempo uma vez que nesta faixa etária, o poder  de concentração das crianças é reduzido. Também pensando nisto, as atividades desenvolvidas serão bastante práticas e lúdicas, tomando sempre o cuidado de oferecer a elas, brinquedos e objetos que não ofereçam risco.


OBJETIVO GERAL


Proporcionar às crianças diversas oportunidades para que possam explorar o mundo que está ao seu redor a fim de que construam uma série de aprendizagens significativas.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS


Identificar algumas partes do corpo bem como quantidades a partir do canto da música “Vejo dois mosquitos pelo ar”, possibilitando às crianças um momento de descontração ao mesmo tempo em que possam fixar algumas partes do corpo.

Explorar a imaginação através de uma atividade de manipulação de diversos objetos escondidos em uma caixa surpresa, permitindo que experimentem o sentido do tato e testem algumas hipóteses a fim de tentar descobrir do que se tratam.

Experimentar diversas texturas a partir do manuseio de vários objetos, auxiliando-os a descobrir as diferentes entre um objeto e outro.

Perceber as sensações de morno, molhado, gelado através do manuseio de diferentes materiais para que possam descobrir as diferenças entre eles.

Desenvolver a coordenação motora fina através do manuseio de massa de modelar comestível para que possam explorar e descobrir diversas sensações, como a textura, o cheiro e o sabor da massinha.

Explorar o tato partindo de uma atividade pintura a dedo com tinta comestível sobre um grande plástico de toalha de mesa, permitindo que as crianças explorem todo o material sem se preocupar em se sujar.

Desenvolver a habilidade de preensão por meio de uma brincadeira de estender roupas em um varal, possibilitando que se divirtam ao mesmo tempo em que treinam esta habilidade. 

Perceber os sons que ouvimos diariamente ao nosso redor a partir de uma atividade de escuta dos barulhos da sala de aula, do pátio e da rua, possibilitando assim que as crianças passem a prestar atenção aos sons ao nosso redor.

Identificar diversos sons por meio da escuta de um cd com barulhos para que possam descobrir de que som se trata, desenvolvendo assim a sua curiosidade e a imaginação.

Conhecer diferentes tipos de estilos musicais através da escuta de músicas diversas ao longo dos momentos da rotina, com a finalidade de ampliar os gostos musicais da turma.

Conhecer sons diferentes a partir do manuseio de chocalhos coloridos feitos com garrafas pet de 600ml e materiais de sucata diversos, possibilitando que as crianças brinquem e explorem o material descobrindo os diferentes sons.

Estimular a expressão corporal e musical através do canto e da dança de músicas diversas sejam elas cantadas ou ouvidas em um cd, possibilitando que as crianças se divirtam e explorem os movimentos.

Aprimorar o olfato a partir de uma atividade de cheirar diversos saches com diferentes odores, a fim de poderem sentir a diferença entre os cheiros.

Experimentar vários sabores e texturas, usando o paladar,  a fim de descobrirem as diferenças entre um e outro.

Aprimorar a expressão oral através de conversação na hora da rodinha durante as atividades, bem como nos momentos de troca, alimentação e soninho, para que possam desenvolver sua fala naturalmente.

Descobrir diversas sensações ao explorar folhas de papel celofane colorido, percebendo a sua textura, o barulho que fazem e as cores que aparecem quando olham através da folha e se divertem.

Desenvolver a percepção visual a partir de um jogo da memória com garrafas pet de 600ml e pedaços de EVA coloridos, no qual irão Identificar semelhanças entre os objetos, estimulando assim que prestem atenção aos detalhes.

Estimular o raciocínio lógico matemático a partir de questionamentos referentes às cores das garrafas pet com retalhos de EVA e as quantidades de cada cor, a fim de que as crianças exercitem o hábito de contar e observar objetos.

Estimular a percepção visual e auditiva por meio da exploração livre de chocalhos confeccionados com diferentes materiais, para que possam desenvolver os sentidos enquanto brincam.

Desenvolver a atenção visual e auditiva através da contação da história “Em boca fechada não entra mosca”, despertando nas crianças, o gosto pela leitura.

MIGUEZ, Fátima. Fundação nacional do livro. Ilustrações: Graça Lima. São Paulo: DCL, 1999.


A seguir, o vídeo com os melhores momentos do projeto, desenvolvido em 2011 com uma turma de Berçário II, provando que brinccando se aprende muito, e desde muito cedo. É importante frisar que os pais dos alunos autorizaram o uso das imagens dos seus filhos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Deixe aqui o seu comentário sobre o blog. Aceito sugestões e também críticas, afinal, sempre se pode aprender algo mais.