PROJETO DE APRENDIZAGEM ADAPTAÇÃO
TURMA:
Berçário I
PERÍODO:
indeterminado
TEMA: A
adaptação dos alunos, pais, professoras e demais pessoas envolvidas à turma do
berçário1b.
PROFESSORAS: Andréa,
Milena e Leila
JUSTIFICATIVA
Tendo em vista que com a abertura da
escola Dona Inez, a turma do berçário 1 receberá 12 alunos novos e que todos
passarão por um período de adaptação, o qual costuma ser difícil tanto para a
criança que entra, quanto aos pais e professoras. Buscamos através da
realização deste projeto de aprendizagem, tornar este momento o mais agradável
possível.
Desta maneira, pensou-se em
desenvolver um projeto de aprendizagem que envolvesse os pais, as crianças e professoras
com o intuito de tornar o momento da adaptação menos traumático possível,
oportunizando ao mesmo tempo, que as crianças realizem diversas descobertas, ao
mesmo tempo em que possamos nos conhecer melhor.
OBJETIVOS
GERAL
Proporcionar aos alunos um ambiente
acolhedor, onde possam se sentir seguros enquanto estão sendo cuidados e onde
possam brincar e descobrir a si e ao mundo que as cerca, construindo assim as
suas primeiras aprendizagens na escola.
ESPECÍFICOS
Auxiliar a criança na sua adaptação à
escola, aos colegas e professoras, ao ambiente e à rotina.
Manipular diversos objetos e
materiais.
Desenvolver os 5 sentidos.
Aproximar a escola e a família.
Manusear objetos de ordem pessoal
coletados em uma caixa, a fim de sentir-se segura na escola, tendo contato com
brinquedos e objetos que lhes são familiares.
ATIVIDADES
Solicitar aos pais que tragam uma
caixa de sapatos encapada e decorada da maneira como eles desejarem. Dentro da
mesma, cada criança guardará alguns objetos pessoais que possam auxiliar o seu
processo de adaptação. As caixas ficarão nos berços de cada criança para que
possam ser consultados quando a mesma assim desejar.
Pedir que os pais mandem um
brinquedo, alguma peça de roupa ou calçado que não sirva mais, mas que já foi
usado pela criança, algum objeto de uso da família, uma foto da criança com a
família, um objeto ou peça de roupa dos pais e irmãos se tiver, etc.
Fazer uma integração com as crianças,
com todos sentados no tapete de modo que possam se enxergar para que possam
observar os pertences de cada um, sempre seguido de conversação: o que é, para
que serve, que cor tem, etc.
Explorar os objetos trazidos,
oportunizando que as crianças manipulem, observem, brinquem, dividam, etc.
Acrescentar outros objetos às caixa,
entre eles Cd´s, figuras coladas dentro de tampas de Nescau e outros.
Confeccionar saches a partir de
saquinhos de TNT com algodão e mandar para casa para os pais perfumarem com os
seus perfumes. Os mesmos serão colocados nas caixas de cada criança.
Fazer um portfólio de cada criança,
nos quais constarão registros, como fotos, atividades realizadas e escritas referentes
ao processo de adaptação de cada criança, bem como sobre diversos aspectos do
desenvolvimento de cada um.
Permitir que brinquem em pequenos
grupos por vez em banheiras com água, para que possam bater, jogar objetos,
etc.
Montar um varal pela sala, ao alcance
das crianças, com os objetos de cada um.
Cesto dos tesouros: uma caixa com
inúmeros objetos diversos deixados a disposição das crianças para brincarem.
Levar um brinquedo da escola para
brincar em casa. Os alunos novos levariam todos os dias para casa durante o seu
período de adaptação e os demais levariam apenas nos finais de semana.
Caixa das sensações. Mandar para cada
família um saquinho de tecido para que preencham com algo que tenha textura,
odor, som ou sensação.
Fazer para cada criança uma borboleta
a partir de um pote de lenço umedecido e papel cartaz ou cartolina. A mesma
será colocada por alguns dias sobre a cama de cada um em forma de móbile e após
levarão para casa para enfeitar seus quartos.
Com a ajuda dos pais, confeccionar
uma colcha de retalhos. Cada vez que a colcha vai para a casa de uma família, a
mesma deverá acrescentar um pedaço de tecido. Junto à colcha irá um caderno,
onde eles irão tecer comentários sobre como está sendo a experiência da criança
na escola, se estão gostando, etc.
Pedir aos pais que mandem um cd
virgem para gravarmos as músicas que costumamos ouvir na escola, da mesma forma que solicitaremos que compartilhem conosco o que a criança costuma ouvir em casa, para que possa ter um pedacinho de casa na escola e desta em casa.
CULMINÂNCIA
Será feita uma exposição no saguão da escola, com os trabalhos produzidos durante a realização do projeto e os pais serão convidados a prestigiar.
A seguir, algumas fotos tiradas das atividades realizadas pelos pais e professoras.
CULMINÂNCIA
Será feita uma exposição no saguão da escola, com os trabalhos produzidos durante a realização do projeto e os pais serão convidados a prestigiar.
A seguir, algumas fotos tiradas das atividades realizadas pelos pais e professoras.
Abelhas confeccionadas com rolinhos de papel higiênico para enfeitar os berços dos bebês.
Sachês com os perfumes dos integrantes da família dos bebês, para sentir o cheirinho dos pais e irmãos e matar um pouco a saudade enquanto estão na escola.
Saquinhos das sensações, preenchidos pelos pais com feijão, canela, cravo, lenços umedecidos, sagu, chá, bolas de gude, etc.
Colcha de retalhos confeccionada pelos pais da crianças, algumas vovós e professoras Andréa, Leila e Milena. Parabéns a todos nós, ficou um belíssimo trabalho, aprovado pelas crianças.
Olá!
ResponderExcluirEspero que gostem...
Adorei a idéia dos sachês com o cheirinho da "familia" muito legal. Os pais, irmãos, avós, podem borrifar seu perfume, colocar chás, enfim....
ResponderExcluirAdorei a idéia dos sachês com o cheirinho dos familiares do aluno(a). Pode-se borrifar o perfume, utilizar chás, ervas, enfim...
ResponderExcluir