terça-feira, 2 de abril de 2013

Projeto de aprendizagem Adaptação



PROJETO DE APRENDIZAGEM ADAPTAÇÃO



TURMA: Berçário I



PERÍODO: indeterminado



TEMA: A adaptação dos alunos, pais, professoras e demais pessoas envolvidas à turma do berçário1b.



PROFESSORAS: Andréa, Milena e Leila





JUSTIFICATIVA



Tendo em vista que com a abertura da escola Dona Inez, a turma do berçário 1 receberá 12 alunos novos e que todos passarão por um período de adaptação, o qual costuma ser difícil tanto para a criança que entra, quanto aos pais e professoras. Buscamos através da realização deste projeto de aprendizagem, tornar este momento o mais agradável possível.


Desta maneira, pensou-se em desenvolver um projeto de aprendizagem que envolvesse os pais, as crianças e professoras com o intuito de tornar o momento da adaptação menos traumático possível, oportunizando ao mesmo tempo, que as crianças realizem diversas descobertas, ao mesmo tempo em que possamos nos conhecer melhor.



OBJETIVOS



 GERAL



Proporcionar aos alunos um ambiente acolhedor, onde possam se sentir seguros enquanto estão sendo cuidados e onde possam brincar e descobrir a si e ao mundo que as cerca, construindo assim as suas primeiras aprendizagens na escola.



ESPECÍFICOS



Auxiliar a criança na sua adaptação à escola, aos colegas e professoras, ao ambiente e à rotina.



Manipular diversos objetos e materiais.



Desenvolver os 5 sentidos.



Aproximar a escola e a família.



Manusear objetos de ordem pessoal coletados em uma caixa, a fim de sentir-se segura na escola, tendo contato com brinquedos e objetos que lhes são familiares.



ATIVIDADES



Solicitar aos pais que tragam uma caixa de sapatos encapada e decorada da maneira como eles desejarem. Dentro da mesma, cada criança guardará alguns objetos pessoais que possam auxiliar o seu processo de adaptação. As caixas ficarão nos berços de cada criança para que possam ser consultados quando a mesma assim desejar.



Pedir que os pais mandem um brinquedo, alguma peça de roupa ou calçado que não sirva mais, mas que já foi usado pela criança, algum objeto de uso da família, uma foto da criança com a família, um objeto ou peça de roupa dos pais e irmãos se tiver, etc.



Fazer uma integração com as crianças, com todos sentados no tapete de modo que possam se enxergar para que possam observar os pertences de cada um, sempre seguido de conversação: o que é, para que serve, que cor tem, etc.



Explorar os objetos trazidos, oportunizando que as crianças manipulem, observem, brinquem, dividam, etc.



Acrescentar outros objetos às caixa, entre eles Cd´s, figuras coladas dentro de tampas de Nescau e outros.


Confeccionar saches a partir de saquinhos de TNT com algodão e mandar para casa para os pais perfumarem com os seus perfumes. Os mesmos serão colocados nas caixas de cada criança.



Fazer um portfólio de cada criança, nos quais constarão registros, como fotos, atividades realizadas e escritas referentes ao processo de adaptação de cada criança, bem como sobre diversos aspectos do desenvolvimento de cada um.



Permitir que brinquem em pequenos grupos por vez em banheiras com água, para que possam bater, jogar objetos, etc.



Montar um varal pela sala, ao alcance das crianças, com os objetos de cada um.



Cesto dos tesouros: uma caixa com inúmeros objetos diversos deixados a disposição das crianças para brincarem.



Levar um brinquedo da escola para brincar em casa. Os alunos novos levariam todos os dias para casa durante o seu período de adaptação e os demais levariam apenas nos finais de semana.



Caixa das sensações. Mandar para cada família um saquinho de tecido para que preencham com algo que tenha textura, odor, som ou sensação. 
 


Fazer para cada criança uma borboleta a partir de um pote de lenço umedecido e papel cartaz ou cartolina. A mesma será colocada por alguns dias sobre a cama de cada um em forma de móbile e após levarão para casa para enfeitar seus quartos.



Com a ajuda dos pais, confeccionar uma colcha de retalhos. Cada vez que a colcha vai para a casa de uma família, a mesma deverá acrescentar um pedaço de tecido. Junto à colcha irá um caderno, onde eles irão tecer comentários sobre como está sendo a experiência da criança na escola, se estão gostando, etc.



Pedir aos pais que mandem um cd virgem para gravarmos as músicas que costumamos ouvir na escola, da mesma forma que solicitaremos que compartilhem conosco o que a criança costuma ouvir em casa, para que possa ter um pedacinho de casa na escola e desta em casa.

CULMINÂNCIA

Será feita uma exposição no saguão da escola, com os trabalhos produzidos durante a realização do projeto e os pais serão convidados a prestigiar.

A seguir, algumas fotos tiradas das atividades realizadas pelos pais e professoras.  


Abelhas confeccionadas com rolinhos de papel higiênico para enfeitar os berços dos bebês.






Sachês com os perfumes dos integrantes da família dos bebês, para sentir o cheirinho dos pais e irmãos e matar um pouco a saudade enquanto estão na escola.



Saquinhos das sensações, preenchidos pelos pais com feijão, canela, cravo, lenços umedecidos, sagu, chá, bolas de gude, etc.







Colcha de retalhos confeccionada pelos pais da crianças, algumas vovós e professoras Andréa, Leila e Milena. Parabéns a todos nós, ficou um belíssimo trabalho, aprovado pelas crianças.


3 comentários:

  1. Adorei a idéia dos sachês com o cheirinho da "familia" muito legal. Os pais, irmãos, avós, podem borrifar seu perfume, colocar chás, enfim....

    ResponderExcluir
  2. Adorei a idéia dos sachês com o cheirinho dos familiares do aluno(a). Pode-se borrifar o perfume, utilizar chás, ervas, enfim...

    ResponderExcluir

Olá!

Deixe aqui o seu comentário sobre o blog. Aceito sugestões e também críticas, afinal, sempre se pode aprender algo mais.