quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

De gota em gota: economizar pra não faltar.



Título: De gota em gota: economizar pra não faltar.

Período: Março
Professores: Andréa Diana Heylmann e Taiane Muller

            Justificativa

A proposta de abordar este assunto como tema de um projeto de aprendizagem surgiu a partir da observação das professoras nos momentos de higiene das crianças, nos quais elas sentiam uma imensa necessidade de brincar com a água, desperdiçando-a. Após diversas conversas com as crianças sem sucesso, pensou-se em explorar este assunto, mostrando para as crianças a importância de economizar a água para que esta não venha a faltar no futuro.

  Objetivo geral

Conscientizar as crianças sobre a importância de poupar água no dia a dia, de maneira que elas habituem-se a consumir água de forma consciente, tanto na escola como em casa.

   Objetivos específicos

- Reconhecer a importância de economizar água
- Identificar os estados físicos da água
- Conhecer maneiras de reaproveitar a água
- Conhecer os fenômenos da natureza referentes à água (rios, chuvas, etc.).
- Conscientizar- se do papel do homem na preservação dos rios, lagos e mares.
- Reconhecer a ação do homem na transformação do meio ambiente, principalmente no que diz respeito à poluição e ao desperdício de água.          
- Perceber a dependência dos seres vivos em relação ao meio ambiente, em especial a água.
-Ampliar as possibilidades expressivas do corpo, utilizando gestos, movimentos e ritmos corporais em brincadeiras, danças, jogos e demais atividades de interação.
-Desenvolver a capacidade de auto higiene corporal.
- Desenvolver a expressão e a compreensão oral.
- Desenvolver vocabulário, linguagem e a comunicação entre os alunos.
- Escutar textos lidos, apreciando a leitura feita pelo professor.
- Familiarizar-se com a escrita por  meio de manuseio de livros, revistas entre outros portadores de textos e da vivencia de diversas situações nas quais o seu uso se faça necessário.
- Ouvir, entoar e discriminar cantos utilizando o corpo, seguindo ritmo, gesticulando conforme a música.
- Desenvolver a imaginação e a sensibilidade, oportunizando dramatizações, danças, imitando gestos, coordenando deferentes ritmos.
- Proporcionar atividades variadas que estimulem e desenvolvam a coordenação motora fina, a noção espacial e a representação gráfica.

Atividades

- Pintura soprada com canudinhos e tinta diluída em água;
- Pintura com borrifador e tinta diluída em água;
- Brincar com bolhas de sabão;
- Recolher a água da chuva;
- Ouvir e assistir ao vídeo do grupo africano Perpetuum Jazzile, no qual produzem o som da chuva com o corpo;


- Fazer o barulho da chuva com o corpo;
- Conhecer os ciclos da água;
- Músicas: Ratinho tomando banho, Uma mão lava outra.
- Cantar e dramatizar a música “de gotinha em gotinha” (palavra cantada);
- Hora do conto “A gotinha Plim, plim”
- Brincadeira: caminhar levando um copo cheio de água sem derramar;
- Conversa sobre a utilidade da água;
- Alinhavo de EVA em forma de gotinha;
- Fazer a gotinha Plim Plim, com EVA para ser o mascote da sala e todos os dias visitar a casa de um aluno voltando de lá com uma mensagem dentro, sugerindo uma forma de economizar nossa água.
- Atividades de pintura, recorte e colagem.
- Confecção de cartaz do corpo humano para mostrar que temos água no corpo.

Avaliação

A avaliação far-se-á mediante observação e registro do processo do desenvolvimento integral da criança através de registros fotográficos e escritos, sem objetivo de promoção mesmo para o acesso ao ensino fundamental. A avaliação é continua considerando-se os processos vivenciados pelas crianças.






Alinhavo feito com E.V.A.


Guarda-chuva enfeitado com gotinhas decoradas pelas crianças contendo dicas para economizar água, escritas pelos pais no dia que em que receberam a visita da Gotinha Plim Plim.  


 

Pintura com borrifador contendo tinta diluída em água.



Pescaria de letras.




Contagem oral das letras pescadas.




Pescaria de letras em banheira com água. Serviu de anzol um cabo de vassoura com um coador preso na ponta.

Brincadeira: Levar um copo com água até a borda de um cone até o outro sem derramar. Muita concentração!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Deixe aqui o seu comentário sobre o blog. Aceito sugestões e também críticas, afinal, sempre se pode aprender algo mais.