Título: De gota em gota: economizar pra não faltar.
Período: Março
Professores: Andréa Diana Heylmann e Taiane Muller
Justificativa
A proposta de abordar este assunto
como tema de um projeto de aprendizagem surgiu a partir da observação das
professoras nos momentos de higiene das crianças, nos quais elas sentiam uma
imensa necessidade de brincar com a água, desperdiçando-a. Após diversas
conversas com as crianças sem sucesso, pensou-se em explorar este assunto,
mostrando para as crianças a importância de economizar a água para que esta não
venha a faltar no futuro.
Objetivo geral
Conscientizar as crianças sobre a importância de poupar água no dia a
dia, de maneira que elas habituem-se a consumir água de forma consciente, tanto
na escola como em casa.
Objetivos específicos
- Reconhecer a importância de economizar água
- Identificar os estados físicos da água
- Conhecer maneiras de reaproveitar a água
- Conhecer
os fenômenos da natureza referentes à água (rios, chuvas, etc.).
- Conscientizar-
se do papel do homem na preservação dos rios, lagos e mares.
- Reconhecer
a ação do homem na transformação do meio ambiente, principalmente no que diz
respeito à poluição e ao desperdício de água.
-
Perceber a dependência dos seres vivos em relação ao meio ambiente, em especial
a água.
-Ampliar
as possibilidades expressivas do corpo, utilizando gestos, movimentos e ritmos corporais
em brincadeiras, danças, jogos e demais atividades de interação.
-Desenvolver
a capacidade de auto higiene corporal.
-
Desenvolver a expressão e a compreensão oral.
-
Desenvolver vocabulário, linguagem e a comunicação entre os alunos.
-
Escutar textos lidos, apreciando a leitura feita pelo professor.
-
Familiarizar-se com a escrita por meio
de manuseio de livros, revistas entre outros portadores de textos e da vivencia
de diversas situações nas quais o seu uso se faça necessário.
-
Ouvir, entoar e discriminar cantos utilizando o corpo, seguindo ritmo,
gesticulando conforme a música.
- Desenvolver
a imaginação e a sensibilidade, oportunizando dramatizações, danças, imitando
gestos, coordenando deferentes ritmos.
-
Proporcionar atividades variadas que estimulem e desenvolvam a coordenação
motora fina, a noção espacial e a representação gráfica.
Atividades
- Pintura soprada com canudinhos e
tinta diluída em água;
- Pintura com borrifador e tinta
diluída em água;
- Brincar com bolhas de sabão;
- Recolher a água da chuva;
- Ouvir e assistir ao vídeo do grupo africano Perpetuum Jazzile, no qual produzem o som da chuva com o corpo;
- Fazer o barulho da chuva com o
corpo;
- Conhecer os ciclos da água;
- Músicas: Ratinho tomando banho, Uma
mão lava outra.
- Cantar e dramatizar a música “de
gotinha em gotinha” (palavra cantada);
- Hora do conto “A gotinha Plim,
plim”
- Brincadeira: caminhar levando um
copo cheio de água sem derramar;
- Conversa sobre a utilidade da água;
- Alinhavo de EVA em forma de
gotinha;
- Fazer
a gotinha Plim Plim, com EVA para ser o mascote da sala e todos os dias visitar
a casa de um aluno voltando de lá com uma mensagem dentro, sugerindo uma forma
de economizar nossa água.
- Atividades
de pintura, recorte e colagem.
- Confecção
de cartaz do corpo humano para mostrar que temos água no corpo.
Avaliação
A avaliação far-se-á mediante
observação e registro do processo do desenvolvimento integral da criança
através de registros fotográficos e escritos, sem objetivo de promoção mesmo
para o acesso ao ensino fundamental. A avaliação é continua considerando-se os
processos vivenciados pelas crianças.
Alinhavo feito com E.V.A.
Guarda-chuva enfeitado com gotinhas decoradas pelas crianças contendo dicas para economizar água, escritas pelos pais no dia que em que receberam a visita da Gotinha Plim Plim.
Pintura com borrifador contendo tinta diluída em água.
Pescaria de letras.
Contagem oral das letras pescadas.
Pescaria de letras em banheira com água. Serviu de anzol um cabo de vassoura com um coador preso na ponta.
Brincadeira: Levar um copo com água até a borda de um cone até o outro sem derramar. Muita concentração!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá!
Deixe aqui o seu comentário sobre o blog. Aceito sugestões e também críticas, afinal, sempre se pode aprender algo mais.