quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

BRINCANDO E APRENDENDO O MEU NOME



Título: Brincando e aprendendo o meu nome.
Turma: Pré-escola A
Período: Maio
Professora: Andréa Diana Heylmann

Justificativa

Após os primeiros meses de aula percebeu-se uma necessidade de trabalhar com a turma os nomes próprios. Esta necessidade foi observada durante as atividades nas quais alguns alunos passaram a comparar as letras que tem no seu nome com as que compõe os nomes dos colegas. Fazendo um breve diagnóstico da turma em geral, foi verificado que apenas duas crianças sabem escrever o nome, outros reconhecem apenas algumas letras e algumas sequer reconhecem o mesmo dentre os demais.

Objetivo Geral

Identificar o seu nome dentre os demais aprendendo a escrevê-lo através de atividades lúdicas.

Objetivos Específicos

- Identificar a letra inicial do seu nome;
- Identificar as letras que compõe o seu nome;
- Reconhecer o seu nome entre os demais;
- Comparar o seu nome ao dos colegas, identificando letras repetidas;
- Contar as letras do seu nome;
- Aprender a escrever nome;
- Formar grupos de acordo com a letra inicial dos nomes;
- Conhecer as letras do alfabeto;
- Contar os números até 12;
- Identificar e relacionar os números às quantidades até 5;

Atividades

- História “A magia do alfabeto”;
- História “Nome da gente”;
- Conhecer a história do seu nome e confeccionar um cartaz;
- Brincar com letras e números de plástico;
- Pintar um alfabeto ilustrado para expor na sala de aula;
 - Pintar com tinta a letra inicial do seu nome;
- Jogo de formar grupos com as letras iniciais;
- Montar o seu nome com colagem das letras;
- Procurar a letra inicial em revistas;
- Jogos de bingo e memória com nomes;
- Chocalho de garrafa pet para brincar de encontrar o seu nome;
- Jogo da forca com o nome;
- Brincadeira “O carteiro chegou”;
- Confeccionar letras e números com massa de modelar;
- Escrever letras e números com giz no chão e caminhar sobre;
- Atividades de escrever o nome seguindo modelo ou completando letras;
- Jogo do picolé (encaixar palitos de picolé com números nos picolés com as respectivas quantidades);
- Jogo matemático com grampos de roupa na quantidade do numeral;
- Fazer fila de acordo com a sequência numérica até 12;
- Jogo com bola: Jogar a bola seguindo a sequencia de números, do 1 ao 12;
- Cama de gato com números: Jogar o novelo de lã de acordo com a sequência dos números;

Avaliação

A avaliação far-se-á mediante observação e registro do processo do desenvolvimento integral da criança através de registros fotográficos e escritos. A avaliação é continua considerando-se os processos vivenciados pelas crianças.


Garrafa pet com retalhos de E.V.A  e nomes das crianças. O objetivo é sacudir a garrafa até encontrar o seu nome, ou reconhecer o nome dos colegas.
 


Caminhar sobre as letras iniciais do seu nome e o dos colegas desenhado com giz no chão.



Pintar a letra inicial do seu nome.




Bingo dos nomes.






Letras montadas espontaneamente com peças de encaixe. 




Jogo de montar o nome. Após jogar o dado, cada criança pode colar letras equivalentes ao numero sorteado. Repetiu-se a brincadeira até os nomes ficarem completos. As crianças puderam olhar a ficha da chamada para colar as letras na ordem correta. 





 Brincadeira com os nomes: a professora mostra uma letra para a turma e aqueles alunos que a tiverem dentro do nome devem se colocar dentro de um círculo desenhado no chão. Podem segurar as fichas dos nomes para consultarem.  É feita a contagem oral das crianças para ver quantas tem as letras mostradas pela professora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Deixe aqui o seu comentário sobre o blog. Aceito sugestões e também críticas, afinal, sempre se pode aprender algo mais.