Título:
Brincando e aprendendo o meu nome.
Turma:
Pré-escola A
Período:
Maio
Professora:
Andréa Diana Heylmann
Justificativa
Após os primeiros meses de
aula percebeu-se uma necessidade de trabalhar com a turma os nomes próprios.
Esta necessidade foi observada durante as atividades nas quais alguns alunos
passaram a comparar as letras que tem no seu nome com as que compõe os nomes
dos colegas. Fazendo um breve diagnóstico da turma em geral, foi verificado que
apenas duas crianças sabem escrever o nome, outros reconhecem apenas algumas
letras e algumas sequer reconhecem o mesmo dentre os demais.
Objetivo
Geral
Identificar o seu nome
dentre os demais aprendendo a escrevê-lo através de atividades lúdicas.
Objetivos
Específicos
- Identificar a letra
inicial do seu nome;
- Identificar as letras que
compõe o seu nome;
- Reconhecer o seu nome
entre os demais;
- Comparar o seu nome ao dos
colegas, identificando letras repetidas;
- Contar as letras do seu
nome;
- Aprender a escrever nome;
- Formar grupos de acordo
com a letra inicial dos nomes;
- Conhecer as letras do
alfabeto;
- Contar os números até 12;
- Identificar e relacionar
os números às quantidades até 5;
Atividades
- História “A magia do
alfabeto”;
- História “Nome da gente”;
- Conhecer a história do seu
nome e confeccionar um cartaz;
- Brincar com letras e
números de plástico;
- Pintar um alfabeto
ilustrado para expor na sala de aula;
- Pintar com tinta a letra inicial do seu
nome;
- Jogo de formar grupos com
as letras iniciais;
- Montar o seu nome com
colagem das letras;
- Procurar a letra inicial
em revistas;
- Jogos de bingo e memória
com nomes;
- Chocalho de garrafa pet
para brincar de encontrar o seu nome;
- Jogo da forca com o nome;
- Brincadeira “O carteiro
chegou”;
- Confeccionar letras e
números com massa de modelar;
- Escrever letras e números
com giz no chão e caminhar sobre;
- Atividades de escrever o
nome seguindo modelo ou completando letras;
- Jogo do picolé (encaixar
palitos de picolé com números nos picolés com as respectivas quantidades);
- Jogo matemático com
grampos de roupa na quantidade do numeral;
- Fazer fila de acordo com a
sequência numérica até 12;
- Jogo com bola: Jogar a
bola seguindo a sequencia de números, do 1 ao 12;
- Cama de gato com números:
Jogar o novelo de lã de acordo com a sequência dos números;
Avaliação
A avaliação far-se-á mediante
observação e registro do processo do desenvolvimento integral da criança
através de registros fotográficos e escritos. A avaliação é continua
considerando-se os processos vivenciados pelas crianças.
Garrafa pet com retalhos de E.V.A e nomes das crianças. O objetivo é sacudir a garrafa até encontrar o seu nome, ou reconhecer o nome dos colegas.
Caminhar sobre as letras iniciais do seu nome e o dos colegas desenhado com giz no chão.
Pintar a letra inicial do seu nome.
Bingo dos nomes.
Letras montadas espontaneamente com peças de encaixe.
Jogo de montar o nome. Após jogar o dado, cada criança pode colar letras equivalentes ao numero sorteado. Repetiu-se a brincadeira até os nomes ficarem completos. As crianças puderam olhar a ficha da chamada para colar as letras na ordem correta.
Brincadeira com os nomes: a professora mostra uma letra para a turma e aqueles alunos que a tiverem dentro do nome devem se colocar dentro de um círculo desenhado no chão. Podem segurar as fichas dos nomes para consultarem. É feita a contagem oral das crianças para ver quantas tem as letras mostradas pela professora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá!
Deixe aqui o seu comentário sobre o blog. Aceito sugestões e também críticas, afinal, sempre se pode aprender algo mais.