quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

BRINCANDO COM O VENTO



PROJETO: Brincando com o vento

PERÍODO: 03/11/2015 à 18/11/2015

PROFESSORA: Andréa Diana Heylmann

TURMA: pré-escola A


JUSTIFICATIVA


“Por que as nuvens estão caminhando?” Esta pergunta foi feita por uma aluna em um dia de muito vento. Na ocasião a turma encontrava-se no refeitório para o lanche e as nuvens mudavam de lugar no céu muito rápido. Diante da observação desta aluna, a turma passou a observar e questionar também o que levava as nuvens a se movimentarem no céu. Surgiu então a proposta de aprendermos mais sobre o fenômeno da natureza vento. Aproveitando esta curiosidade, buscamos aliar os conhecimentos às atividades lúdicas a fim de que as crianças aprendessem brincando. 


OBJETIVO GERAL


Realizar importantes descobertas sobre o vento tendo a ludicidade como foco da aprendizagem.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS


- Conhecer as utilidades do vento através de conversas, observação de fotografias e do ambiente natural;

- Aprimorar a motricidade fina por meio de atividades manuais;

- Desenvolver vocabulário, linguagem e a comunicação entre os alunos;

- Escutar textos lidos apreciando as leituras feitas pelo professor;

- Participar de atividades e brincadeiras que desenvolvam o ritmo e a cooperação;


ATIVIDADES


Identificar as utilidades do vento;

Passeio com sacolas no vento;

Brincar com bolhas de Sabão;

Atividade: bolinhas de sabão coloridas sobre papel;

Brincadeira “corrida do vento” – corrida assoprando copinhos descartáveis sobre a mesa com auxilio de canudos;

Brincadeira em grupo – assoprar rolo de papel higiênico em barbante para que ele atravesse de uma extremidade a outra.

Conhecer o instrumento utilizado para medir a direção e intensidade do vento;

Construir biruta com rolinhos de papel higiênico e crepom;

História “Um pé de vento” – André Neves, “A Margarida Friorenta”;

Construir um cata-vento de cartolina;

Brincar com um brinquedo feito com tiras de papel crepom;

Confeccionar um leque com dobradura;


AVALIAÇÃO


A avaliação será continua e registrada por meio de relatos escritos e registros fotográficos nos quais serão avaliados a participação das crianças frente as atividades e situações de aprendizagem propostas e o seu desenvolvimento nas mesmas.


 Birutas confeccionadas com rolinhos de papel higiênico e crepom.



Brincando com cata-ventos.  



Corrida do vento com copinhos descartáveis e canudinhos. 


 

Corrida das sacolas cheias de vento.




Bolhas com canudinho e copos descartáveis.




Brinquedo com tiras de papel crepom. 


2 comentários:

  1. Casino Rewards at JM Resort Atlantic City Hotel & Casino - Mandel
    JM Rewards members 속초 출장안마 can earn loyalty rewards on the hotel 하남 출장마사지 and casino floor to play, 계룡 출장마사지 JM Resort Atlantic 경상남도 출장마사지 City Hotel & Casino, Tropicana Atlantic 수원 출장마사지 City Hotel & Casino,

    ResponderExcluir

Olá!

Deixe aqui o seu comentário sobre o blog. Aceito sugestões e também críticas, afinal, sempre se pode aprender algo mais.