PROJETO DE APRENDIZAGEM: DESVENDANDO O
MUNDO DAS COBRAS
TURMA: Pré-escola
A
PROFESSORAS:
Andréa Diana Heylmann e Taiani Müller
JUSTIFICATIVA
A
partir da possível aparição de uma cobra no pátio da escola no período da
manhã, este assunto despertou o interesse das crianças por vários dias seguidos.
De posse desta curiosidade, pensou em desenvolver um projeto de aprendizagem
que abordasse este tema de forma que as crianças pudessem construir uma série
de aprendizagens interdisciplinares à medida que brincam e se divertem.
OBJETIVO GERAL
Realizar
uma expedição investigativa sobre a vida das cobras a fim de que as crianças
possam aprender sobre este assunto a partir de atividades práticas e lúdicas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Desenvolver
vocabulário, linguagem e a comunicação entre os alunos;
-
Escutar textos lidos apreciando as leituras feitas pelo professor;
-
Familiarizarem-se com a escrita por meio de manuseio de livros, revistas e
outros portadores de texto, e da vivência de situações nas quais o seu uso se
faça necessário;
-
Utilizar adequadamente a contagem oral nas situações de necessidade;
-
Estabelecer algumas relações com o meio ambiente e as formas de vida que ali se
estabelecem, valorizando sua importância para a preservação das espécies e para
a qualidade da vida humana;
- Aprimorar
a coordenação fina e ampla;
- Conhecer
os hábitos, habitat e tipos de cobras;
-
Participar de atividades e brincadeiras que desenvolvam o ritmo e a cooperação;
-
Conhecer a lenda folclórica do Boitatá;
ATIVIDADES
- Fazer um levantamento do
que as crianças conhecem sobre cobras e o que gostariam de aprender a respeito,
coletando as informações em um cartaz;
- Confeccionar binóculos com
rolinhos de papel higiênico;
- Fazer uma expedição
investigativa pelo pátio da escola e nos arredores procurando por cobras;
- Palestra sobre animais
peçonhentos com bombeiro voluntário;
- Trilha em forma de cobra
com números de 1 a 10 para jogar com dado;
- Conhecer a lenda do
boitatá;
- Pintar o boitatá;
- Dobradura do boitatá;
- Confeccionar cobra com
rolinho de papel higiênico;
- Confeccionar aranhas com
copos descartáveis;
- Assistir a vídeos sobre o
nascimento e alimentação das cobras;
- Brincadeiras e músicas
sobre cobras: “História da serpente”, “A cobra não tem pé” e outras;
- Conhecer curiosidades das
cobras a partir de conversas, entrevistas, observação de fotos, leitura de
informativos, etc.
- Confecção de uma cobra
coletiva com colagem de escamas a partir de uma brincadeira com dado, na qual
cada criança pode colar escamas correspondentes ao número sorteado pelo dado.
- Brincadeira com cordas:
cobrinha, pisa na cobra (uma criança prende uma corda na calça e foge enquanto
os demais tentam pisar nela de modo que ela se solte. O colega que soltar
poderá correr com a corda.).
AVALIAÇÃO
A
avaliação será contínua em forma de observações, registros fotográficos e
descrições, em que serão observados fatos mais relevantes durante as
atividades, bem como o desenvolvimento de cada criança frente às atividades propostas.
EXPEDIÇÃO INVESTIGATIVA: PROCURANDO COBRAS!
CONFECÇÃO DE COBRA COM COLAGEM DE "ESCAMAS" A PARTIR DE UMA BRINCADEIRA COM DADO, NA QUAL CADA CRIANÇA PODERIA COLAR A QUANTIDADE DE ESCAMAS SORTEADA PELO DADO.
COBRAS E ARANHAS CONFECCIONADAS COM MATERIAL RECICLADO (ROLINHOS DE PAPEL E COPOS DESCARTÁVEIS).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá!
Deixe aqui o seu comentário sobre o blog. Aceito sugestões e também críticas, afinal, sempre se pode aprender algo mais.